sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PIOLHOS E INSETOS NOS DREADS DE BOB MARLEY

Em 1981 morria de câncer Bob Marley, o cara que transformou o reggae em um estilo musical conhecido no mundo todo. Bob é lembrado sempre usando seus enormes dreadlocks, um estilo de cabelo formado por rolos que nunca são desfeitos.




Bob era um adepto da religião Rastafári que considera o corpo como um templo que não pode ser mutilado, incluindo o cabelo, por isso ele não o cortava. Embora seu pai fosse branco ele herdou as características de sua mãe negra e a maneira mais comum entre os rastas é fazer os famosos dreads para que o cabelo não fique armado e sim pendente da cabeça (nem todos os rastafáris usam dreadlocks). Quando este tipo de cabelo não é bem cuidado pode acumular sujeira e principalmente umidade causando mau cheiro, mas isso não é sempre assim, basta um bom banho com xampu e está tudo resolvido.



Com a morte de Bob surgiu a lenda de que teriam sido encontrados diversos tipos de insetos vivendo dentro de seus dreads, inclusive algumas espécies de piolhos desconhecidos até então ou considerados extintos. Será?


Quatro anos antes, após um jogo de futebol, Bob descobriu uma ferida em seu dedão do pé direito, a princípio ele pensou ser apenas um ferimento ocorrido no jogo, mas o ferimento não curava e sua unha caiu. Após exames médicos descobriu-se que ele estava com um tipo de câncer de pele chamado melanoma maligno. Devido as suas crenças rastafári ele não permitiu que seu dedão fosse amputado, o que poderia ter resolvido o problema, então a doença se espalhou.


Aparentemente, antes de sua morte, Bob se converteu ao cristianismo e resolveu se tratar na Alemanha com um médico chamado Dr. Josef Issels que como parte do tratamento, que ele dizia ser natural, retirou os dreadlocks e passou a colocar longas e dolorosas agulhas no corpo do músico em terapias sem resultado algum. Posteriormente ele foi internado em um hospital em Miami, onde acabou morrendo aos 36 anos.


Última foto de Bob Marley vivo, sem os longos dreads, lendo uma bíblia

A conversão de Bob ao cristianismo é defendida por seu filho David (mais conhecido como Ziggy Marley) e seu funeral foi ministrado por religiosos cristãos na Igreja Ortodoxa Etíope da Santíssima Trindade com a participação do arcebispo da Igreja no hemisfério ocidental (Bob foi batizado um ano antes em Nova Iorque com o nome de Berhane Selassie, que significa "Luz da Trindade"), mas de forma geral os mais interessados no legado de Bob, como a gravadora e o governo da Jamaica nem tocam no assunto para não prejudicar a imagem ligada ao movimento rasta e o turismo na terra natal de Bob.

Ziggy Marley


Insetos e piolhos nos dreadlocks de Bob Marley? É ruim de acreditar. Ele não usava mais os dreads e ficou internado em um hospital em seus últimos dias onde não teriam passados despercebidos tais monstrinhos.


Ele está sepultado em uma capela em Nine Mile na Jamaica, junto com sua guitarra favorita, uma Guibson Les Paul Special P90, uma bíblia aberta no salmo 23 e um pé de maconha.


Mausoléu de Bob Marley na Jamaica 

No vídeo, imagens do funeral (pause a música no topo da janela).


34 comentários:

  1. Noossa , Bob Marley um dos melhores :D

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Ele não e umtrouxa o que foi pra ser feito ja foi feito

      Excluir
    2. trouxa é você otário, que está aqui chigando uma figura histórica da música mundial, se você é rockeiro e quer ser respeitado, tenha respeita também seu estupido, você é um completo idiota e acefalo,burro, extremamente idiota que não sabe nem escrever a palavra "trouxa" mané !

      Excluir
    3. Além de trouxa você é burro.Primeiro não sabe escrever e segundo não sabe nem o porque de estar chamando uma lenda como BOB MARLEY de trouxa.

      Excluir
    4. Gente assim é oq torna o mundo oq é hoje, sinto pena de você, mas se desse pra vc morrer que morresse. menos um estúpido no mundo.

      Excluir
    5. vc é um completo idiota q não entende de música, bob marley é o rei, a lenda do reggae, trouxa é vc seu babaca porco nojento...

      Excluir
  3. deixou que a religiao o matasse..

    ResponderExcluir
  4. Saudades eternas...<3

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bob mostrou que tinha personalidade, e que tinha suas crenças e religiões onde respeitava. Acredito que ele morreu feliz, pois morreu acreditando no que amava, a sua religião. Temos que respeitar apesar de tudo, independente de sua religião,cor ou estilo musical. Que ele sirva de exemplo para todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeita o Bin Laden então...

      Não morreu acreditando na religião que lhe causou o problema, tanto que se converteu antes de morrer, mesmo que conversão depois da morte só mórmom...

      Excluir
  7. Pelo amor de Deus,aquela foto de Bob ali não é em 1981 e sim em 1970,e parem de dizer que Bob Fez tratamentos com agulhas,ele fez tratamento com Ervas medicinais permitidas pelos os Rastas,e outra coisa,o cabelo dele não foi cortado simplismente caiu devido a sua doença,e sua mãe Cedella Bokker pegou os seus dreads e colocou na sua cabeça no seu Funeral,vamos estudar bem as coisas antes de postar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento que Bob fez é notoriamente conhecido, aí está o nome do médico (Josef Issels), com uma pesquisa rápida na rede se verifica que isso ocorreu realmente e como era o tratamento deste médico que usava a vacina Coley a base de toxinas. Você mesmo afirma que ele não fez tratamento com químio, então como ele perdeu os cabelos que sua mãe colocou sobre sua cabeça? Foram cortados durante o tratamento. Gostaria de ter a palavra de Ziggy aqui para saber a verdade absoluta, mas não tenho então fica a especulação e cada um decide o que acha verdadeiro. Como eu digo no texto, uns dizem uma coisa, outros outra e isto eu pesquisei muito bem antes de escrever.

      Excluir
  8. Bob AMOR Eterno..Saudades Eternas <3

    ResponderExcluir
  9. cada um tem sua menara de pensar o importante foi que ele viveu tempo o suficiente para mostrar que era um homem que colocava seus princípios em primeiro lugar, em vez de jugar ele vocês deviam reavaliar sua vida e ver se esta boa, por que ele viveu o que tinha pra viver e morreu pelo que acreditava e isso faz dele um grande homem

    ResponderExcluir
  10. bob marley grande homem!!

    ResponderExcluir
  11. bob marley isso sim foi homem de verdade .. o rei dos reis ele seráh eterno em nossos corações

    ResponderExcluir
  12. Dread, Natty Dread now, (Natty Dread)
    Dreadlock Congo Bongo I. (Natty Dread)
    Natty Dreadlock in a Babylon: (Natty Dread)
    A dreadlock Congo Bongo I. (Natty Dread)
    Eh! Children get your culture (Natty Dreadlock)
    And don't stay there and gesture, a-ah, (Natty Dreadlock)
    Or the battle will be hotter (Natty Dreadlock)
    And you won't get no supper. (Natty Dreadlock)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem não entendeu o que nosso caro anônimo postou é só fazer uma busca por "Bob Marley and The Wailers - Natty Dread" e cantar junto:

      Dread, natty dread now...

      Excluir
  13. muito bem explicado.

    ResponderExcluir
  14. muito bem explicado.

    ResponderExcluir
  15. ele só não soube aproveitar mais porque fumou pouca maconha , talves se tivesse fumado o bastante, quem sabe ele teria vivido mas tempo, e morreria comfortavelmente.

    ResponderExcluir
  16. amor eterno ao bob!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. foi realmente um grande homem eu sou funkeiro mas respeito todos estilos musicais e a todos ele foi sim grande homem e como um anonimo disse eu respeito mas discordo maconha n faz diferença

    ResponderExcluir